DBM Comportamental…Mining for results.

A análise do comportamento do usuário favorece a integração entre diversas áreas de produto.

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Olá Pessoal

No post anterior falei a respeito da importância da segmentação para o bom resultado de um DBM.

Qualquer um que se depare com um  Data Base Marketing –  DBM é alertado da divisão cultural que existe entre a galera da Criação e a galera dos Dados. São dois grupos a falarem linguagens totalmente diferentes. Enquanto ROI e máximo de conversões são metas comuns, saber como os 2 grupos entendem a audiência para criar campanhas que atinjam essas metas são coisas completamente diferentes.

A análise de dados geralmente seleciona os “melhores ” nomes, os nomes que trarão a MELHOR resposta. Diferentes segmentos de sua audiência podem ser selecionados , mas em suma, um nome pode ser escolhido ou não!

O desafio é deixar para os especilaistas de Criação o ajuste da mensagem criativa correta para a oferta correta que se adapte a cada segmento deste.

Posto isso, se as pessoas que criam as mensagens e ofertas não entenderem o que cada segmento é, quão únicos e com comportamentos diferentes eles são, será muito difícil passar uma mensagem que agrade e seja RELEVANTE.

Pense numa empresa que venda tênis , sapatos e sandálias, por exemplo.

Um cliente compra tênis e sapatos mas não compra sandálias. Provavelmente ele deve estar comprando sandálias em outro lugar. Que deve estar tentando vender para ele sapatos e tênis.

Com um Data Base baseado em comportamento, ou “Comportamental”, iremos encontrar nosso consumidor e segmentá-lo por nichos. A comunicação será criada para que inclua tênis, sapatos e sandálias e mixe-as em suas ofertas ( a tal da cross-selling).

Um DBM suporta as atividades de pelo menos 2 categorias de Gerências dentro da empresa : Marketing e Produto. Geralmente cada produto tem um gerente, que via de regra competem entre si pelas verbas destinadas e pelos resultados.

Com o DBM Comportamental, focado no que os consumidores estão fazendo, cross category é FUNDAMENTAL! Um Gerente de produto pode não querer saber disso que estou falando, mas um criativo, que procura reduzir os custos e aumentar a resposta combinando ofertas, certamente está !

Pesquisas indicam que a taxa de abandono cai pela metade à medida que avançamos para clientes que compram mais de 1 produto, e que mais de 80% dos clientes que abandonam são aqueles que compram apenas 1 produto. A estratégia de cross-selling vai dar munição que os agentes criativos precisam para criar campanhas tipo “Combo”.

Pensando em Padrões como hábitos…………….O que é mais importante: Um consumidor que compra 12 calçados por ano, no natal e dia das mães, ou outro que compra 1 par por mês?? Com certeza esse último será MUITO mais leal e frequente e com uma taxa de abandono baixíssima.

Claramente as mensagems devem ser orientadas a campanhas e promoções mensais e semanais.

Olhando para os tipos de Compradores………………. temos basicamente 4 categorias :

1. Buyer…………………..que faz a compra………..objetiva as melhores condições de compra;

2. Decison Maker………que aprova a compra…..organiza as coisa na visão Macro;

3. Specifier………………recomenda ou seleciona o produto………..encontra a correta especificação, uso, funciomalidade;

4. User………………….. que efetivamente precisa do produto……..usa-o para maximizar benefícios.

Temos que entender o tipo de comportamento de cada um desses perfis para direcionar a mensagem mais apropriada. Com certeza a mensagem para um CEO será diferente da enviada para um supervisor de vendas.

Procure usar a segmentação da melhor maneira. Use tags, várias tags ( pense no gmail, no delicious). Os números mostram que quanto maior o número de TÍTULOS que atribuimos a nossos clientes, melhores resultados, melhores campanhas.

E é isso que o DBM Comportamental é: Focado no que as pessoas estão fazendo, seus padrões, comportamentos, hábitos, ele é o caminho para destruir a barreira que existe entre Criação e Dados…………….Ele é uma fonte comum de entendimento e ação e deve ser pensado desta forma .

espero ter contribuído.

abraço.